Re: [Fora do Escopo] RDL (era: Materia sobre o APT na RDL)

> 	Meus dois centavos: a Revista do Linux é super pouco técnica, quando
> faz um abordagem técnica ela é fraca e superficial.

Discordo. Mais de uma vez eu estava a procura de uma informação técnica e fui
salvo pela minha coleção da RDL. Certamente, se você comparar qualquer matéria
de qualquer revista com um How-To ou um livro, estes ganham de lambuja, mas o
objetivo daquelas é dar o "caminho das pedras", ou o "gostinho", para a partir
daí o leitor se aprofundar com a ajuda de outras fontes.

> 	Ao invés, são capazes de gastar duas página inteiras sobre o "post it"
> notes pra colar no desktop.

Apesar de ser discutível a importância de uma matéria como essa, minha opinião
é que o assunto foi bem discutido, sem enrolação.

> 	Obviamente, distribuição pra ela é a Conectiva, o resto inexiste, até
> mesmo Red Hat.

Isso não é verdade. A RDL já fez matérias sobre diversas outras distribuições
de GNU/Linux, e sempre defendendo a respectiva proposta -- foi apenas após ler
as reportagens sobre Debian publicadas na revista que eu optei por essa
distribuição. Além disso, a cada dois meses em média uma versão "demo" de
alguma distribuição é vendida no CD junto com a revista.

> 	Os cases de empresas às vezes são francamente pífios, ou tão mal
> relatados que não informa nada.
> 	Parece coisa de amadores, só que com um nicho de mercado sólido...Por
> enquanto, é um monopólio...

Com isso, eu concordo. A qualidade técnica das matérias caiu bastante de uns
tempos pra cá, e a multiplicação dos estudos de casos não tem muita utilidade
pra mim além de uma certa elevação de moral. Se essa tendência continuar não
sei onde a RDL vai parar, mas até aqui ela continua sendo uma fonte de
referência válida para mim.

> 	O que eu acho * foda * (é, já disse), é viver num país de 170 X 10^6
> pessoas, e só ter espaço pra * uma * dessas.

Isso é altamente discutível. É verdade que até agora as outras experiências de
publicar revistas sobre Linux não parecem ter ido muito longe (em números e em
qualidade), mas é preciso lembrar que o mercado editorial brasileiro é
tradicionalmente retranqueiro. Se no ramo da animação japonesa (que é um lance
muito mais "comercial" que GNU/Linux) nós passamos uns 6 anos tendo uma única
revista antes de aparecer quem lhe fizesse concorrência, não deveria ser motivo
de emputecimento o fato de que em menos de três anos de vida a RDL ainda não
tenha rivais.

> 	E você vai numa universidade e você vê pessoas de classe média se *
> encolhendo * pra gastar R$ 10,00 em informação, que dirá num livro...
>
> 	É tudo sintomático e patognomônico.

(Começa a folhear o dicionário) Patogênese... Patogênico... Patognomônica...
Patognomômico: "adj. Med. Relativo aos sinais próprios e constantes de cada
doença." Ah.