configuração de teclado

Olá, pessoal.

Tenho Trixie instalado num notebook HP, mas estou com problemas no
teclado, tanto no do laptop quanto num Logitec wifi externo.
Quando uso a interface gráfica, tudo vai bem e a configuração no Gnome é
"Portuguese (Brazil)".
O problema está fora da interface gráfica, por exemplo, quando entro
num prompt de login após um ctrl+alt+F3 ou quando a interface gráfica
dá pau devido algum pacote "broken". Neste caso, o teclado é... sei lá
que teclado é esse! Por exemplo, ao teclar '*' dá '(', ao teclar ';'
dá '-' e por aí vai. O /etc/default/keyboard é
XKBMODEL="pc104"
XKBLAYOUT="pt"
XKBVARIANT=""
XKBOPTIONS="terminate:ctrl_alt_bksp"
BACKSPACE="guess"

mas tentei diversas combinações de pc104, pc105 etc. e português,
inglês etc., sempre com
 # dpkg-reconfigure keyboard-configuration
 # service keyboard-setup restart
e todas resultam, ao que parece, no mesmo. Mas como a possibilidade
de combinações de modelo e língua são infinitas, não dá para testar
todas.
Enfim, não sei o que fazer nesse ponto. Alguma sugestão?
Só para mencionar, estou escrevendo de um Asus com Buster instalado e
com exatamente a mesma configuração de teclado, e tudo corre muito bem.

G.Paulo.