redimencionamento de particao com servidor Centos 7.

Caricimos!

Eu assino a lista a um tempo, e a algum tempo nao tenho atuado na area de tecnologia.
Por isto venho respeitosamente solicitar qualquer ajuda que me for possivel.
Me desculpem se minha pergunta for muito trivial, e se ela estiver disponivel em algum material de acesso rapido, mas eu nao estou conseguindo achar o fio da meada.

Eu preciso almentar o espaco do diretorio /VAR para isto eu preciso diminuir o tamanho de outro diretorio o /sys/fs/cgroup.

Basicamente e isto, as minhas limitacoes, o servidor nao pode ser butado por cd ou pen drive, ele esta quente e realiza processamentos, tentei identificar todos os processos, e derrubar todos os processo que estao usando o servidor, por que estou aproveitando o feriado de 4 de julho para realizar a tarefa.

Identifiquei todos os processos, e derrubei todos Kill (processo id)

porem 4 processos nao cairam, eu gostaria de saber o que esta usando este processo, como eu faco para identificar o programa que esta usando os processos.

segundo existe algum risco de fazer o desmonte o /var e do /sys/fs/cgroup e redimensionar os tamanhos.

estou seguindo uma estrategia correta ou existe alguma maneira mais simples de fazer isto? O servidor esta fisicamente distante.

Antecipadamente agradeco qualquer ajuda, e peco desculpas se minha pergunta for impertinente.

Grato

Roberto