cabuloso: vários boots para ligar o pc

bom dia pessoal,

estou tendo um problema ao ligar meu pc pois nunca consigo ligar de uma só vez na primeira vez como era de costume.

ultimamente quando desligo o pc e se passam pelo menos umas duas horas, ao ligar novamente acontecem uma das seguintes situações ( o pc não liga ):

1)
ligo o botão power do gabinete e ocorre de o monitor não mostrar nada, seguem-se
um beep long seguidos de dois curtos ininterruptamente até que eu desligue de vez
e tente novamente...

repito esta operação infinitamente e nada... o soar dos beeps continuam e nada de ligar...

2)
numa dessas tentativas eu aciono o botão reset do gabinete.... durante o soar dos beeps...
daí ocorre um boot simples e um reboot na sequência sem mais nem menos....

por fim depois de umas 10 ou 20 vezes nesse processo eu consigo fazer o boot e usar o pc
em que aqui estou....

essa situação ocorre há pelo menos uma semana... sinceramente não era assim...
ja tentei de tudo... retirar e recolocar o processador... retirar e recolocar as memórias
fiz isso também com o hd...tudo em separadado depois tudo junto ou seja desmontei a
máquina toda e remontei e isso continua a ocorrer...

configuração maquina:
placa asus m5a97 evo
proc amd  fx8320 com oito nucleos 64bits
mem não lembro mas tem 16gb
hd 1Tb seagate
vga 9800 gt
fonte real 550W

software:
dual boot com grub-2
um windows 7 64 bits
um debian 7 64 bits

se alguém já passou por isso ou tiver alguma dica agradeço,

att,
Alex.