Re: Data e Hora.

Em 26-07-2013 15:46, Nélio Macedo escreveu:
Um mistério: como "executo no root".
O que é "root"?
Pessoal, desculpem mas eu não sei nada mesmo...

Olá!

root é o usuário raiz do sistema, o administrador. Quando instalou o sistema foi pedida senha do root/administrador, lembra dela ou anotou?

Para alterar a senha do root sem saber, você deve reiniciar, no Grub, onde você pode selecionar o sistema que vai iniciar, você seleciona o Debian sem pressionar [Enter], pressiona a tecla [E] e adiciona o seguinte na linha de boot: init=/bin/bash. Aí o sistema inicia e pára numa linha de comando, execute:

mount / -o remount,rw
passwd
----> digita a nova senha
sync
mount / -o remount,ro
reboot

Agora você pode iniciar normalmente o sistema e digitar a senha acima para acessar como root/administrador quando necessário, somente quando necessário.

[]'s
        Junior Polegato