Re: Xorg / nvidia

Motivado pelo seu email, fui procurar uma solução e consegui.

Essa incompatibilidade entre a biblioteca Mesa e os drivers
proprietários de vídeo (fglrx e nvidia) já foi resolvida nos pacotes
desses drivers no release Unstable. Só não entendi porque esse
conjunto não entrou todo junto no testing, ao invés de a libmesa
primeiro.

Portanto, o que você precisa fazer é:

1) Adicionar os repositórios unstable (pode ser trocando testing por
unstable, ou usando os dois de forma mista, como explicado aqui[1] e
em tantos outros lugares);

2) Instalar os seguintes pacotes do Unstable:
$ aptitude install libgl1-nvidia-glx/unstable
libglx-nvidia-alternatives/unstable nvidia-glx/unstable
nvidia-vdpau-driver/unstable

Pra mim isso foi suficiente. Se por acaso pedir a instalação de mais
algum pacote relacionado a esses do unstable, aceita a sugestão do
Aptitude. Depois você pode remover os repositórios de Unstable e ficar
só com o Testing novamente, se quiser.

E fica a dica, pra mim e pra você, pra tomarmos mais cuidado e olhar
os pacotes que serão removidos em um full-upgrade.

Se tiver interesse, veja aqui[2] a explicação do desenvolvedor sobre
esse problema.

Boa sorte aí. ;)

[1] http://www.blog.amrlima.info/archives/526
[2] http://blog.mraw.org/2011/06/18/mesa_a_disturbance_in_the_Force/