Conexão MSSQL e Script Java não funcionam

Prezados Companheiros Debianos

Esta é minha primeira vez. Dizem que a primeira vez a gente nunca esquece. Espero que seja assim. Brincadeiras à parte estou há mês a me debater com o seguinte problema:

Tenho uma loja online hospedada no meu próprio servidor, localizado na Alemanha o qual eu acedo ou por SSH ou pelo Plesk Panel. Neste servidor roda o Debian 5.0 Lenny. . Para funcionar esta loja tem de realizar uma conexão a uma BD MSSQL. Eu a tinha hospedada num VPS FEDORA e funcionava beleza mas neste servidor agora não. Andei a procura de soluções e encontrei um howto de 2008 - um tanto velho não? Como a solução é bastante extensa deixo  o link para quem quiser conhecer. Cliquem aqui Segui a receita varias vezes sem sucesso.. Depois instalei o PHP5-Sybase, que instala também o FREETDS mas também não cheguei lá.
Para além deste problema os scritps em JAVA com funções diversas como ADDTOCART e validação de formulários também não estão a funcionar. Como sou mesmo novato estou mais perdido que cachorro quando cai de caminhão de mudança. Será que alguma alma bondosa me pode auxiliar? Desde já agradeço. Se quiserem dar uma olhada na loja e ver o erro da conexão e o não funcionamento dos scripts cliquem aqui podem tentar por exemplo fazer uma recuperação de pwd.
Para além de resolver o problema o meu interesse é também aprender pelo que se essa eventual bondosa alma puder explicar-me a solução, será, como dizem por cá, terras lusitanas, ouro sobre azul.

Obrigado desde já!
--
Renato Batisteli Pinto