JAVA_HOME

pessoal estou com um problema com meu JAVA_HOME, os comandos java e
javac rodam certinho, o problema que existem aplicações como grails e
geoserver, que exigem estar configurada a tal de JAVA_HOME, consegui
uma vez configura-la no meu "/etc/profile/" ficou assim:

export JAVA_HOME=/usr/lib/jvm/java-6-sun

sai logoff do sistema, log in no sistema, beleza funcionou, porem
semanas sem usar o JAVA_HOME, eis que preciso dela e:

The JAVA_HOME environment variable is not defined

pessoal algum erro na minha definição para o JAVA_HOME? adicionar mais
alguma coisa no meu "/etc/profile/"?
obs: única configuração que adicionei no meu profile foi essa linha o
resto é padrão.

grato,
Eduardo.