digitar em japonês

Gente,

Estou conseguindo digitar caracteres japoneses do katakana. Adicionei
ao painel do gnome o 'indicador do teclado', fui em 'preferências do
teclado', aba 'disposições', botão 'adicionar', aba 'por país', país:
japão, me deu 4 variantes. apenas uma é de caracteres japoneses. a
'Japan kana'.

Mas o problema é que com este layout, só consigo digitar katakana. Não
estou conseguindo digitar hiragana. tentei combinações com shift,
ctrl, alt e altGr e nada.

Alguém sabe como faço para digitar hiragana?

Fred