Migracao, particoes e VM

Lista, estou com uma maquina AMD64 com 2 HDs (160 e 250), ambos com particoes NTFS. Lembrando que os fabricantes de jogos ainda "puxam a sardinha" para o Windows e eu preciso de jogos, ok? *rs Gostaria de migrar para GNU/Linux Debian e utilizar maquinas virtuais, da seguinte forma:

 - HD 160:
 --- Particao NTFS (10GB), WinXP/WinXP64 (4GB de RAM);
 --- Particao NTFS (40GB), Jogos;
 --- Particao swap;
 --- Particao ext3
 a) Quais os tamanhos ideais?
b) Deixo as maquinas virtuais neste HD ou no segundo? Crio uma particao somente para elas?

 - HD 250:
 --- Particao ext3 (4GB), /home;
--- Particao ext3, dados publicos (fotos, videos, downloads etc) entre usuarios; c) Qual seria a particao padrao para dados publicos? /pub? Dei uma olhada no FHS, mas nao encontrei.

Obrigado,
 Proffano