Re: Dúvida sobre upgrade de versão

Em Sáb, 2008-06-07 às 16:18 -0300, Sergio Pereira escreveu:

> Fabiano, boa tarde.
> Para fechar:
> 1 - mudei os repositórios para unstable
> 2 - $ sudo aptitude update
> 3 - $ sudo aptitude safe-upgrade
> 4 - $ sudo aptitude dist-upgrade
> Resultado: tudo funcionando, sem nenhum crash. Como efeito secundário,
> desinstalou os pacotes gnome,  gnome-desktop-environment e
> gnome-system-tools. Com eles foram embora o evolution e o abiword (não
> uso nenhum dos dois) e o dia, dia-gnome e inkscape (uso muito o dia e o
> inkscape).
> [...]

	Geralmente nessas atualizações existe a necessidade de se fazer o
dist-upgrade mais de uma vez para que o sistema seja totalmente
atualizado. Acho importante que realize uma limpa no sistema. Muito
provavelmente bibliotecas antigas e outras dependências devem estar
ainda instaladas ou com configuração residual. Use o programa deborphan
e remova todas os pacotes indicados por ele. Para remover as
configurações residuais dos pacotes pode usar o comando:
#  dpkg --get-selections | grep deinstall | cut -f 1 | xargs dpkg -P
	Você pode rodar o comando acima sem o último pipe (tirando | xargs dpkg
-P) para ver o que será removido. E por fim, executar:
# aptitude -f install
	Esse comando é bastante agressivo e pode remover muitos pacotes e
dependências. Mas se ele rodar direito, sem  nenhuma mensagem de
instalação/remoção/configuração de pacotes seu sistema estará totalmente
limpo e atualizado ;).
	Abraço.
	Fabiano.