Re: Switch ligado em switch

>Olá, pessoal!

Olá.

>Estou com uma dúvida. Eu gostaria de saber se posso usar switch ligado
em switch, respeitando obviamente o comprimento máximo recomendado dos
cabos de rede, tal como no esquema...

>micro 1 ----|
>             |                                         |---- micro 5
>micro 2 ----|             cabo de rede                |
>             | switch 1 -------------------- switch 2  |---- micro 6
>micro 3 ----|                                         |
>             |                                         |---- Linux router
>micro 4 ----|

Sim, pode. Apenas lembre-se de que alguns switches aceitam cabo direto e em outros vc terá de fazer o cabo cruzado. Enfim, se vc não tem certeza se seus switches aceitam cabo direto, faça um cabo cruzado que funciona pra todos:

conector 1                  cor                     conector 2
pino 1  *                      br/vd                    pino 3
pino 2  *                      vd                        pino 6
pino 3  *                      br/lj                      pino 1
pino 4                         az                        pino 4
pino 5                         br/az                    pino 5
pino 6  *                      lj                          pino 2
pino 7                         br/mr                    pino 7
pino 8                         mr                        pino 8

Os pinos em * são os que realmente importam. Os outros vc nem precisa ligar.

A leitura da pinagem se dá da esquerda para a direita, com a trava do conector virada para baixo e o orifício de entrada do cabo para o lado do observador (os pinos do lado mais afastado em relação ao observador).

É importante seguir a pinagem da maneira acima (me refiro às cores dos fios), pois, caso vc troque as cores, mesmo que haja correspondência entre os pinos, a rede não atingirá 100Mbps e vc pode ter problemas de performance, ou mesmo não ter conexão entre os switches. Isso acontece porque os pares (verde/branco e verde, por exemplo) são trançados dentro do cabo, o que faz com que adquiram uma impedância específica que permite ao cabo suportar mais velocidade. Se vc trocar as cores (verde e branco/azul, por exemplo), mesmo mantendo a correspondência dos pinos, cada fio estará num trançamento diferente e estará sujeito à interferências do sinal do outro fio, o que gera ruídos e impede altas velocidades no cabo.

Se o caminho entre os dois switches for externo e o cabo estiver exposto ao tempo, use cabos próprios para ambiente externo (são blindados e possuem uma proteção externa bem grossa).

>Obrigado pela atenção.

Disponha.

>Anderson Roberto Grella

Paulo de Souza Lima