Re: leitor de tela em portugues (era Fwd: Otimizando Debian para PC antigos...)

        Olá Amigos,

     Acedir Jesus <acedirjesus@yahoo.com.br> Escreveu:
> No tocante a distribuição Debian, sou que possui leitor de tela em inglês.
> Assim, qual a possibilidade de se pensar nesses leitores no idioma
> português? Em que poderia estar auxiliando para que possamos ter o Debian
> rodando com leitor de tela em português?

    Sou Tiago, também não enxergo, estou na lista a 2 meses, mas não
pude me apresentar por problemas com meu PC.
    Uso o Kurumin com o YASR, leitor de telas para modo texto em inglês,
tem o SCReader que é um leitor de modo texto que usa o Festival como
servidor de voz, consegui compilar o Festival com ferramentas OGI para
fazer o Festival usar um banco de dados de voz em português, porém por
usar as ferramentas OGI não é uma alternativa totalmente free.
    Sei que existe o Gnopernicus que é um leitor de tela para o Gnome,
usa o Festival como servidor de vozes e tem também o Gnome-ORCA, outro
leitor de telas para Gnome feito em Python, que também usa o Festival.
    O que nós brasileiros cegos necessitamos é uma voz em português
free. Se alguém tiver interesse em ajudar a produzir tal banco de dados,
o Festvox é a ferramenta que produz banco de dados de voz para o
Festival, alguém que tenha conhecimento ou queira pesquisar TTS,
Festvox/Festival, integração de MBROLA com Festival, poderia ajudar-nos.
   Um abraço,

      Tiago Melo Casal