Re: Relato sobre a instalação do Debian-BR-CDD

On Sat, 08 Apr 2006 21:56:33 -0300
Leonardo José Nunes <ljnunes@ferax.sytes.net> wrote:

> Olá,
>
> Depois dos comentários do amigo Fred e de tomar conhecimento da
> distribuição *Debian-BR-CDD* contida em um único CD, resolvi instalar o
> Debian mesmo em minha máquina de testes. Um Compaq 7476 com 310 de ram e
> 8 de vídeo compartilhado.

Beleza. vai rodar.

> [...]
> máquina não tem boot pelo CD-ROM, um pequeno susto. A primeira mensagem
> do particionador, "Você deseja  apagar todo o conteúdo do HD e utilizar
> como partição do Debian?"  não!!! Porém foi só um susto. Logo abaixo
> havia outra opção para particionar manualmente o HD. Tudo bem, agora
> podemos ir. "Deseja formatar a particão x e a partição de swap y?" Sim,
> aí não tem nada importante, manda bala.
> Segue a instalação... escolher sistema de alocação, sistema de arquivos,
> ponto de montagem  e  mais  algumas opções que só entenderei a
> necessidade quando a experiência for suficiente.

Ou vai morrer sem entender. afinal, é muita coisa.

> "Instalando o sistema básico Debian." Ufa, acho que consegui.
> "Preparando para reiniciar seu novo sistema Debian." É agora. "Vamos
> agora configurar seu sistema para atender às suas necessidades." O
> teclado parou!!! Enter, backspace, esc, tab, soco no teclado, calma,
> pesquisa. Vamos lá. Máquina principal, histórico da lista. Papapa
> tetete, nada. Vou pedir ajuda. Espera aí, estou usando mouse serial.
> Pode ser conflito de barramentos. Troquei o mouse para um PS2 e funfa!
> Vamos nessa.

eu não teria pensado nisto :)

> "Qual  ambiente você gostaria de instalar?" Desktop. Dá-lhe
> instalação... Terminou que maravilha. Reiniciar. Linha de comando?!!!,
> mandei instalar o Desktop, terei feito algo errado? Tudo bem, vamos na
> mão mesmo, mas, quais são os comandos pra instalar o gnome? apt-cache
> search gnome. Dezenas de opções e, finalmente gnome-core (coração do
> conhecimento, lúdico isso não). Agora sim. Carregou o gnome que, por
> sinal, evoluiu bastante desde meu último contato com ele.

Então viva!

> Enfim o Debian em ambiente gráfico. Então percebi por que a resistência
> em relação ao meu pacote. A distribuição é focada principalmente na
> segurança e na estabilidade e aconselha a instalação dos binários
> através dos CDs oficiais. Se alguém tivesse me dito essa última frase o
> assunto terminaria ali, não é Fred?

Como?
ah?
onde foi que eu errei mesmo?

> Por fim, quero dizer que, apesar das dúvidas iniciais sobre a
> instalação(confesso que não li o manual de instalação), o Debian-BR-CDD
> resulta em um sistema muito agradável e funcional, merecedor de estudos
> mais aprofundados sobre suas capacidades. Com certeza, depois de testar
> várias distribuições, incluí mais uma entre as minhas preferidas e com
> sérias possibilidades de se tornar a principal. Parabéns aos
> desenvolvedores pelo excelente trabalho. Espero poder contribuir um dia,
> afinal, a gente se sente em débito por ter tantos recursos sem dar nada
> [...]

E este dia, no qual você espera contribuir? pode ser hoje? estamos com várias
pendências de tradução na página do debian. se quiser ajudar, entre na lista
debian-l10n-portuguese@lists.debian.org. Basta ler as instruções, e começar.
Tradução é uma ótima forma de começar a ajudar. Rápido e simples.

Se quiser ajudar diretamente aos brasileiros do debian-br-cdd, entre em contato
através do site: http://cdd.debian-br.org/project/ (link 'desenvolvimento').

    Paro por aqui, Fred

Abra sua conta no Yahoo! Mail: 1GB de espaço, alertas de e-mail no celular e anti-spam realmente eficaz.
http://br.info.mail.yahoo.com/