Re: profile

On 3/6/06, Marcos Lazarini wrote:
> Bom, no meu ponto de vista, a unica diferença entre o console 'texto' e
> o 'gráfico' é a cor :-) não vejo sentido em ter um comportamento
> diferente entre lá e cá.
> E outra coisa, já existem uma série de comandos comentados nos arquivos,
> que só funcionam em certas circunstâncias (só no modo texto ou no gráfico).

Você tem que lembrar que esse negócio de vários terminais disponíveis
no ctrl+alt+fx é coisa "recente". Quando bolaram o sistema de
inicialização do bash, as coisas eram bem diferentes. Supostamente o
login aconteceria uma única vez (ou pelo menos poucas vezes). Assim a
inicialização do login teria coisas de quando o sujeito chega para
trabalhar. Quando o bash de login é fechado, outros comandos
específicos de "final de expediente" seriam executados. As outras
instâncias do bash seriam mais leves.

> Agora, a questão anterior, eu considero como um furo enorme de
> usabilidade, e do jeito que é feito considero que confunde o usuário e
> só atrapalha.
> Eu acho que deveria-se fazer um terceiro script que é chamado por ambos,
> passando as coisas opcionais (comentadas) pra lá, ou dois arquivos
> estanques mesmo, deixando claro que qualquer mudança deveria ser feita
> nos dois...

Eu até concordo. Se eu fosse o mantenedor do bash no Debian
destribuiria uma versão padrão do /etc/profile e do /etc/bash.bashrc
que "dão source" num terceiro arquivo (caso exista). Porém, isso não
me incomoda. O importante é que eu posso configurar depois de
instalado.

--
Bruno de Oliveira Schneider
http://www.dcc.ufla.br/~bruno/