Re: Enc: Vários Terminais indendentes em um mesmo MICRO com DEBIAN... AJUDA!!!!!!

Em Tue, 06 Sep 2005 11:20:55 +0000, Scherolt escreveu:

> Não é LTSP...

      	LTSP é apenas uma implementação de um sistema
hospedeiro-terminais X.  Vide também o lessdisks (diskless?) Debian.

> Trata-se se umá máquina com várias placas de vídeo,
> monitores, teclados e mouse

  	Sem querer ser chato, o plural de /mouse/ é mice... ou pode
abrasileirar para mouses, ou ratos, ou (dispositivos) apontadores que
é mais genérico.

> via USB, compatilhando seu
> processamento, em ambientes totalmente independentes. Podemos
> logar vários usuários em ambiente gráfico, KDE, por exemplo ao
> mesmo tempo, de forma distinta em cada terminal.

  	Como num ambiente hospedeiro-terminais.

> Imaginem a economia e a simplicidade para montar um laboratório ou
> sala de aula desta forma. As aplicações são ínumeras....

       	Acho que seria contraprodutivo.  Imagine uma sala de vinte
alunos.  Um PC vai suportar no máximo quatro consoles (1 AGP e 3 PCI),
e com desempenho bastante sofrível nos consoles PCI que disputarão o
canal.  E isso significaria seis máquinas para configurar e
administrar: (20 / 4) + 1 do professor.  Você poderia montá-las em
série, ou comprar prontas, mas ainda vai ter de administrar cinco
máquinas.

      	Mas se fizer um hospedeiro com vinte terminais, será muito
mais simples.  Os terminais podem ser muito baratos e mais capazes
(som, meios removíveis de armazenamento) que os consoles, e caso dê
problema basta substituir.  E o hospedeiro poderia ser também a
máquina do professor.

	Melhor ainda, a *escola inteira* pode estar pendurada em um
hospedeiro 'de verdade', RISC multiprocessado SCSI etc.

	Imagino que você queira dizer, talvez, que em grandes
quantidades seja ainda mais barato fazer um hospedeiro centralizado
com hidras (máquinas com várias 'cabeças') como terminais.  Mas isso
já é outra aventura.  E lembre que um problema num console significará
a parada ou substituição de todos os quatro.

  	Além disso, um terminal pode ser integrado ao monitor, ou ser
muito pequeno, com apenas uma porta Ethernet mais as USB e de força.
Já uma hidra vai ter de ser um gabinete minitorre ou de mesa para
suportar quatro placas PCI e oito portas USB (ou uma ou duas portas
USB com concentradores externos...), o que é fisicamente muito mais
complicado.

	Não digo que uma hidra não tenha seu lugar, mas tem de pensar
bem.

--
Leandro Guimarães Faria Corsetti Dutra  +55 (11) 5685 2219
mailto:leandro@dutra.fastmail.fm        +55 (11) 5686 9607