festival com o dobro da velocidade e travando a máquina

Gente,

O festival está dando o seguinte problema. quando dou um (SayText "hello")
ele fala o texto bem rápido, e trava a máquina. nem teclado nem mouse
funcionam. tenho que desligar no botão da cpu. Fui em
http://www.cstr.ed.ac.uk/cgi-bin/lists.cgi?config=festival_faq&entry=arunning_festival/speed.html
 e optei pela opção barata. mas onde fica o diretorio festival/lib ? tem
/usr/lib/festival e /usr/share/festival . devo criar um dir lib dentro do
/usr/share/festival e criar o arquivo dentro??? ou simplesmente botar o
arquivo no /usr/lib/festival ???

            Paro por aqui, Fred