Re: Variaveis de Ambiente - BlackDown/1.3

Mon, Jun 30, 2003 at 12:35:08PM -0300, juliano:
> Instalei o blackDown sdk1.3 e os caracteres especificos da lingua portuguesa(
> ç, á ) não são imprimidos corretamente. Aparece um quadradinho no lugar
> deles. Com isso os meus programas não estão imprimindo(tela) os caracteres
> corretamente. Uma pessoa me sugeriu mudar as variaveis de ambiente, LANG e
> LC_ALL, e faze-las apontar para pt_br. Como faz isso?? E pra q serve esta
> variavel pt_br?? E se eu quiser mudar uma outra variaves de ambiente( CDPATH
> ) como devo proceder?? E o principal será q isso vai resolver meu problema??

Isso esta cheirando a falta de fontes, ou fontes mal configuradas. Eu
estou com um problema semelhante aqui com o Mozila (1.3.1, sid). Quando
eu abro a pagina www.debian.org, os caracteres chineses e japoneses nao
aparecem (so um quadradinho com o codigo hexadecimal do unicode). Usando
o opera nao tem problema nenhum, todos os caracteres estão lá. Alguem
tem ideia do que possa ser.

Pra responder. Se um programa tem suporte para varios idiomas, ele
precisa saber com qual ele deve rodar. As variaveis LANG= e LC_* estao
ai pra isso. pr_BR é portugues do Brasil pt_PT para portugal, de_DE para
Alemanha, e ainda tem as extenções: de_DE.iso-8859-1 ou de_DE@euro sem e
com o simbolo de do euro (€). Eu ainda espero que pt_BR.UTF-8 vire
standard logo :)

Até

Claudio

--