Re: Dúvida com copilação de Kernel diretorio /usr/src/ vazio!

Em Mon, 3 Feb 2003 07:35:27 -0300 (ART)
Pablo Henrique <pablohstc@yahoo.com.br> escreveu:

[corta]

> preciso copilar o kernel novamente porém
> quando entro na minha pasta /usr/src/ ela esta vazia
> acredito que os passos que tenho que fazer são abaixar
> o source do kernel 2.4.18-bf2.4 copiar para a pasta
> /usr/src e usar o tar -zxvf e depois renomear de
> /usr/src/linux-2... para /usr/src/linux e somente
> isso?

Você só precisa instalar os pacotes kernel-source-2.4.18, bin86, gcc
(obrigatórios) e kernel-package (recomendado, se quiser compilar à
maneira debian).

> Ou preciso abaixar mais alguma pacote como
> kernel-header?

Não precisa do kernel-header pra isso.

> Aonde abaixar o fonte do kernel? Tem no
> meu cd5? Pois tentei via apt vejam o resultado:
>

> matilde:~# apt-cache search kernel-source
> kernel-source-2.2.20 - Linux kernel source for
> version
> 2.2.20
> kernel-source-2.4.18-hppa - Linux kernel source for
> version 2.4.18 on HPPA
> freeswan - IPSEC utilities for FreeSWan
> matilde:~#

Isso mostra que você só tem disponível em seu cd os pacotes dos fontes
desses kernels aí.
> matilde:~# apt-get install kernel-source-2.4.18
> Reading Package Lists... Done
> Building Dependency Tree... Done
> Package kernel-source-2.4.18 has no available
> version,
> but exists in the database.
> This typically means that the package was mentioned
> in
> a dependency and
> never uploaded, has been obsoleted or is not
> available
> with the contents
> of sources.list
> E: Package kernel-source-2.4.18 has no installation
> [...]

  Isso significa que você provavelmente instalou a partir de um cd, e
nesse cd não tem o pacote dos fontes do kernel que você quer. Você vai
precisar baixar e instalar via apt ou, se não tem o modem ainda
configurado, baixar esses pacotes manualmente e instalar via dpkg. Ou
ainda usar também outros cds que contenham esses pacotes.
> No meu diretorio /usr/src so tem uma pasta rpm mais
> nada.

Isso é normal. Quando você instalar um pacote de fontes do kernel, vai
ter um arquivo.tar.gz. Descompacte-o e siga o procedimento para compilar
o kernel
> Obrigado,
> Pablo Henrique
>

> PS: Entrei em kernel.org e achei não achei o kernel
> 2.4.18-bf2.4 somente essa link para 2.4.18 serve?
>
> http://www.kernel.org/pub/linux/kernel/v2.4/linux-2.4.18.tar.gz

Eu aconselho a baixar o pacote do debian, de um mirror nacional mesmo,
assim vai mais rápido e não sobrecarrega ainda mais os servidores do
kernel.org

--
Paulo R. Ormenese
GNU/Linux User #200782