Re: Ferramentas para garantir a segurança

At 23:31 25/01/2002 -0200, Hélio Alexandre Lopes Loureiro wrote:
> [...]

Prefiro continuar com o Debian!!!  :-P

> Me parece que não é tão simples.
> Não adianta instalar o sistema operacional dito o mais seguro, senão
> sabe-se usá-lo. A menos que o custo de aprendê-lo, compense o esforço.

        Uma coisa é procurar segurança, outra é facilidade.  Dificilmente
encontra-se ambos juntos.  Até um windows pode ser extremamente seguro, só
que isto exige muito conhecimento e tempo de preparação da máquina.  Se vc
que antecipar programas para deixar seu sistema seguro, OpenBSD é uma boa
opção, mas nada impede de usar
Windows/Debian/RedHat/Conectiva/FreeBSD/Solaris ou qualquer outro
sistema.  Agora achar que tornar um sistema seguro basta apenas um
"pacote" de segurança, isto é ilusão.

Não procuro por um pacote que me dê segurança e sim por metodos para poder implementear uma melhor segurança em meu sistema. Como segurança exige bastante tempo, conhecimento e estar sempre atualizado resolvi recorer a lista para ver o que vc's iriam sugerir...

Os software que estão instalados estão atualizados, mas só isto não basta, estou implementando o IPTABLES e além disso gostaria de saber o que mais pode ser feito já que não sou um perito em segurança. De qualquer forma agradeço a ideia do OpenBSD mas como já disse vou ficar com o Debian.

Já indicaram para mim o security-debian-howto e procurar por checklists, há mais alguma coisas que eu possa fazer?

Obrigado,

--
Tiago de Lima Bueno