Re: Atualizar Kernel: alguma dica para o caso abaixo?

On Mon, Oct 15, 2001 at 06:26:35PM -0300, Chanderlie Freire de Santiago wrote:
>         Oi pessoal, resolvi voltar a tentar a atualizacao do kernel,
> deixando o 2.2.17 em favor do 2.4.9. Logicamente tive problemas e estou
> aqui para relata-los e pedir ajuda. Meu sistema é um Debian Sid e apos
> instalar uma das imagens disponiveis obtive isto na inicializacao:

>         VFS: Mounted root (cramfs filesystem)

cramfs?

> 	Waiting for 5 seconds, press ENTER to obtain a shell
> 	modprobe: Can't locate module ext2

Compilar ext2 como módulo quando o seu "/" é ext2 é, digamos assim, um
loop :-D

> 	cfreire@perseu:/lib/modules/2.4.9-586tsc/kernel/fs/ext2$ ls -l
> total 48
> -rw-r--r--    1 root     root        47633 Aug 19 04:04 ext2.o
>
> 	Nao conheco o esquema de modulos do kernel. Isto acima listado é
> suficiente para eu considerar que o kernel foi compilado com suporte a
> ext2 via modulo??

É sim, e isso está _errado_, presumindo que você não use ReiserFS/ext3
no seu /. Volte pelo LinuxOLD, e recompile o kernel com suporte a ext2
embutido nele.

P.S.: Caso você esteja apenas pegando pelo apt um dos pacotes
kernel-image-2.4.9, então provavelmente tudo que eu disse é besteira,
e você precisa mesmo é ler o README.Debian em
/usr/share/doc/kernel-image-2.4.9-xyz/ (onde xyz é o resto do nome do
pacote).

--
 _ _  _| _  _  | _   . _ | _   Who controls the past, controls the future.
(_(_|| |(_)_)  |(_|\/|(_)|(_|  Who controls the present, controls the past.