mp3 vs ogg

Alô meu povo,

eu só queria mandar mais um argumento a favor do ogg nessa briga,
ele usa um esquema interessantíssimo de só usar bitrate alto quando
é necessário, ou seja, não usa um bitrate fixo, mas variável, isso
pode, sem perda da qualidade (nunca vi um ogg pior que um mp3),
fazer o ogg menor, mas as vezes não... vendo esses dois exemplos:

[kov]@[couve] $ ls -lh tristeboemia-cd.* carvaio-cd.*
-rw-rw-r--    1 kov      kov          3.2M Out 10 21:42 carvaio-cd.mp3
-rw-rw-r--    1 kov      kov          2.8M Out 10 21:32 carvaio-cd.ogg
-rw-rw-r--    1 kov      kov          1.9M Out 10 21:39 tristeboemia-cd.mp3
-rw-rw-r--    1 kov      kov          1.9M Out 10 21:22 tristeboemia-cd.ogg

as músicas tem mesma qualidade, as de mesmo nome tem mesmo tempo de
duraçào, foram geradas a partir do mesmo wave... você percebe
que as duas últimas tem o mesmo tamanho, mas as duas primeiras tem
uma diferença a favor do ogg... e isso tende a melhorar, vamos começar
a usar e fazer campanha para que nossos amigos comecem a usar o
ogg e acabar de vez com mais esse problema de patente que é o mp3 =)

[]s!

|  .''`.  | Debian GNU/Linux: <http://www.debian.org>            |
| : :'  : | Debian BR.......: <http://debian-br.cipsga.org.br>   |
| `. `'`  |                  Be Happy! Be FREE!                  |
|   `-    |             "Think globally, act locally!"           |