Re: Assinando chaves digitais

Hi Hélio!

On Tue, 22 May 2001, Hélio Alexandre Lopes Loureiro wrote:

> 	leigo != retardado.

Hmm... não pretendia "insultar" ninguém, mas é minha experiência que as
pessoas NÃO levam esse tipo de coisa a sério num primeiro momento a menos
que você torne bem claro que esse tipo de atitude não será desculpada.

Bom, para não leigos e leigos que não se importam de ir ler o manual e saber
teoria de conjuntos (1o. grau) fica mais fácil explicar:

Assinatura de chaves estabelece uma relação de confiança A para B, onde A ao
assinar B estabelece a validade de B caso A seja considerada válida. A
assinatura de uma chave autentica o campo UID de uma chave, incluindo os
campos de email e nome, e não deve ser usada levianamente.

Em uma "keysign party", você deve verificar a veracidade de todos os campos
de uma chave (incluindo a relação UID/KeyID que nem sempre é simples) antes
de assinar uma chave de terceiro.  Recomenda-se a utilização de documentação
(que seja difícil de falsificar e cuja falsificação implique sanção penal)
com foto para verificar a veracidade do "nome" constante na UID, e de um a
simples troca de informação secreta sobre email, utilizando a chave em
questão, para verificar a veracidade do endereço de email.

A incorreta validação de uma chave através de uma assinatura mal conferida
pode trazer riscos de ataques sociais em sistemas, e é normalmente causa
para sanções em grupos que dependem desse tipo de segurança.

--
  "One disk to rule them all, One disk to find them. One disk to bring
  them all and in the darkness grind them. In the Land of Redmond