Help me!

Oi!
Sou candidato a participar da tradução Debian. É possível que, ansioso, esteja "passando a carroça à frente". Segui a orientação contida em https://wiki.debian.org/Brasil/Traduzir/WebWML#Vis.2BAOM-o_geral_da_coordena.2BAOcA4w-o_pela_lista_de_e-mails e acabei na situação demonstrada abaixo.
Instale os pacotes gitgettextwml (para geração de páginas HTML a partir de arquivos WML) e tidy (para testar o código HTML gerado):

# apt install git gettext wml tidy
Atendendo ao comando acima, obtive este resultado.

Baixados 3.407 kB em 13s (255 kB/s)
dpkg: erro: não foi possível aceder ao directório /var/lib/dpkg da base de dados
 do dpkg: Sistema de arquivos somente para leitura

Executei os comandos:
$ git clone --no-checkout https://salsa.debian.org/webmaster-team/webwml.git
$ cd webwml
$ git config core.sparseCheckout true
Os dois primeiros, foram bem, mas o último, não deu em nada. Era para acontecer?

A orientaçã seguinte é:
Dentro do diretório webwml: Crie o arquivo
.git/info/sparse-checkout
com o conteúdo:
/*
!/[a-z]*/
/english/
/portuguese/
Olha no que deu:

s:~/webwml$ .git/info/sparse-checkout
bash: .git/info/sparse-checkout: Arquivo ou diretório inexistente

Mandou criar arquivo dentro do diretório webwml, mas o comando tem:
".git" que entendo seja um arquivo;
"/info" que entendo ser um diretório; e
"/sparse-checkout" que sei lá, entende?

É claro que o conteúdo ficou querendo ir para o tal arquivo, mas vai ficar esperando sua resposta. O checkout, último comando recomendado, nem foi tentado: só vai resultar em erro, já que os anteriores pifaram, concorda?

Mas, também é possível que o problema seja a minha distro Linux Endless, a qual pretendo substituir pelo apreciadíssimo Ubuntu, mas que ainda não tive oportunidade.

O Endless não é mau, mas é muito mal, pois não me deixa instalar nada que não seja oriundo do repositório, sembre encontrando uma barreira chamada dpkg.

Noutra máquina, tenho o (R)Windows que, também, vai virar Linux, ainda não sei qual, nem quando.

Se o Endless não for aceito para a tradução, tomara que o (R)Windows o seja. Caso contrário, não poderei participar, pois não vou poder migrar imediatamente para outro S. O. agora.

Aguardo posição.
Guedes