Re: pkexec

On Thu, Feb 03, 2022 at 10:14:37PM -0300, luiz gil wrote:
> Boa noite a todos !
> Sans NewsBites publicou uma vulnerabilidade sobre o polkit que gerencia
> privilegios pkexec na maioria das distribuicoes Unix/Linux
> Isto permite que um usuário com acesso a uma máquina vulnerável eleve para
> privilégios de root.
> Fato e' que atualizei meu servidor kali e debian conforme informa o site e
> o SUID do pkexec permance como rwsr-xr-x.
> Por fim tive que aplicar a politica de chmod 755 /usr/bin/pkexec para
> corrigir tal falha.
> Pergunta, se a maioria das distros como informa o site afirma que uma
> [...]

Esse problema recenta (CVE-2021-4034) é causado por um erro no código, e
não pelo fato do binário ter SUID root; o SUID root é necessário para
que a funcionalidade do programa funcione, e retirá-lo com `chmod 755` é
um workaround para o caso do seu sistema não ter publicado uma
atualização de segurança.

A atualizaçao de segurança no Debian foi divulgada no último dia 25:
https://www.debian.org/security/2022/dsa-5059, e retirar o SUID root do
binário *não* faz parte da correção do problema.